VALcast #2 – Cotas

No segundo episódio do VALcast, Teófilo Reis, Rosemar Sant’anna e Iuri Muniz falam sobre a política de cotas étnico-raciais na Unicamp. No próximo dia 21 de novembro, o Conselho Universitário (CONSU) deve votar favorável à adoção de cotas para ingresso na graduação. Esse é o resultado de árduas lutas travadas pelos movimentos sociais na Unicamp durante muitos anos, tendo seu clímax na greve dos estudantes de 2016. Para além das cotas no vestibular, discutem também a adoção de cotas na pós-graduação e nos concursos públicos para servidores técnico-administrativos e docentes.

LINKS
=====

Relatório do GT de cotas da Unicamp:
http://www.vamosaluta.org/wp-content/uploads/2017/11/20170831-Relatorio_final_GT_cotas.pdf

Proposta de deliberação ao CONSU de 21/11/2017
http://www.vamosaluta.org/wp-content/uploads/2017/11/20171109-Proposta_cotas_unicamp.pdf

Curta o Vamos à Luta no facebook:
https://facebook.com/vamosaluta

Participe da discussão

2 comentários

  1. Olá! Gostei muito do podcast sobre cotas. Tenho me interessado pelo tema. Não sei como é passar pelo que o negro sofre, mas tento fazer minha parte ao me informar mais e melhor sobre esse e outros temas. Gostaria de ter um embasamento apropriado para poder debater (e explicar) tais questões quando e onde tiver oportunidade, para assim, nessa pequeníssima contribuição, esclarecer o racismo que muitas vezes permeia a conversa, quando entre familiares e amigos. Peço, por fim, se possível, sugestões de livros que dissertem sobre a condição do negro no Brasil. Já andei olhando na internet e, talvez pela minha ignorância, não encontrei o que buscava. Muito agradecido desde já e parabéns!

    1. Olá Marcelo. Agradecemos imensamente o seu retorno sobre esse tema que também vemos como de extrema importância. Agradecemos também a audiência do podcast. Sua atenção nos anima a fazê-lo cada vez melhor =)

      Quanto aos livros, de cara podemos indicar “A integração do negro na sociedade de classes”, do Florestan Fernandes (https://ayrtonbecalle.files.wordpress.com/2015/07/florestan-fernandes-a-integrac3a7c3a3o-do-negro-na-sociedade-de-classes-vol-i-o-legado-da-rac3a7a-branca.pdf).

      Há uma lista muito boa, elaborada pelo Silvio de Almeida, de livros para entender a questão racial. Recomendamos que dê uma conferida também: https://blogdaboitempo.com.br/2016/11/29/12-livros-para-entender-a-relacao-entre-marxismo-e-a-questao-racial/

      Esperamos ter ajudado e contamos com você nos próximos episódios do podcast.
      Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *